domingo, 5 de maio de 2013



Conceitos Numéricos na
Educação Infantil: uma
pesquisa etnográfica
Maria Teresa Telles Ribeiro Senna
Beatriz Vargas Dorneles
Maria Angela Mattar Yunes
RESUMO – Conceitos Numéricos na Educação Infantil: uma pesquisa et-
nográfica.
Este artigo descreve uma pesquisa que analisou a construção
de conceitos numéricos iniciais em crianças entre 2 e 5 anos da Educação
Infantil. A pesquisa qualitativa, na modalidade etnográfica, foi realizada
em duas escolas: uma no Núcleo de Desenvolvimento Infantil, da Univer-
sidade Federal de Santa Catarina, no Brasil e outra na Scuola X XV Aprile,
em Reggio Emilia, na Itália. O objetivo foi descrever a forma como as situa-
ções espontâneas de construção dos primeiros conceitos matemáticos fo-
ram aproveitadas pelos professores de tais escolas. Nas duas escolas foram
constatadas oportunidades espontâneas de construção numérica apre-
sentadas pelas crianças, mas as situações trazidas pelos alunos não foram
aproveitadas pelos professores.
Palavras-chave:
Conceitos Numéricos. Educação Infantil. Pesquisa Etno-
gráfica.



 Artigo completo em:

http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/16914/24331





Nenhum comentário:

Postar um comentário